Marketing por e-mail, redes sociais e YouTube

No momento em que você tiver um site bem planejado, seguro, rápido e bonito, com uma ótima experiência para o usuário e conteúdos de alta qualidade, você terá a base a partir da qual poderá planejar sua comunicação e configurar o marketing digital nos canais de maior interesse, de uma forma seletiva e consistente.

Seu site deverá ser o ponto de partida e de chegada para as suas ações de marketing digital. Os visitantes devem realizar ações que em última instância se traduzam em engajamento, novos negócios e ampliação de sua base de contatos.

Ou seja, nosso site é como se fosse nossa casa, nosso território, é o nosso endereço virtual na web. Deve ser compreendido como uma estação central que se conectará a diversas regiões da web. Deve estar visível para quem passar por ele poder identificá-lo com facilidade e verificar se o que é oferecido lá lhe aliviará alguma dor, ou seja, se oferecerá alguma solução para as necessidade que tenha necessidade de resolver.

Dependendo do que você quiser e precisar, seu planejamento para configurar o marketing digital terá características diversas, pois cada pessoa, negócio, organização, instituição ou empresa, têm seu próprio DNA. Existe uma infinidade de formas e abordagens diferentes para se comunicar.

Isso na prática significa que não existe uma fórmula que sirva igualmente a todos. Existem muitas necessidades e propósitos diferentes.

O mais importante é saber o que seu cliente quer e precisa

Em meus serviços eu posso criar, configurar e preparar suas páginas de redes sociais, seu canal no YouTube ou um bom aplicativo para e-mail marketing, criar landing pages, providenciar a captação e edição de vídeos profissionais, preparar um lançamento, providenciar a redação de textos por profissionais da escrita, criar seu logotipo e várias coisas relacionadas.

Porém, o mais importante, além de ter seu propósito definido, com objetivos e metas claros, é saber aquilo que suas personas querem e precisam. A simplicidade e a objetividade, com uma visão de futuro, nos faz criar a realidade, materializando nossas idéias e projetos

O meu propósito aqui é a materialização online de idéias e projetos de pessoas ou negócios, por meio de um website bem feito e das ferramentas adicionais mínimas e necessárias à sua divulgação, interação, prosperidade e sucesso.

É importante saber configurar o marketing digital adequado

A primeira coisa a fazer é compreender como seu mercado se comporta no mundo da transformação digital, diante das várias situações possíveis, antes de fazer suas escolhas.

Alguns mercados como exemplos para reflexão:

  1. Serviços profissionais: psicologia, consultoria, arquitetura, jornalismo, advocacia, eletricista, desentupidora, limpeza pós reformas, escolas, etc
  2. Venda de produtos virtuais: ebooks, livros, aulas e cursos, aplicativos, etc
  3. Venda de assinaturas: membros pagam mensalmente para acesso a cursos, palestras, conteúdos especiais, eventos online, uso de aplicativos, etc
  4. Venda de produtos físicos de determinado segmento: exige recebimento, armazenagem, controle de estoque, separação de pedido, embalagem, faturamento, logística de entrega e rastreamento
  5. Venda de produtos configuráveis ou únicos, sob medida ou encomenda
  6. Uma organização em busca de voluntários e doadores para uma causa
  7. Um artista ou criador que quer mostrar e vender seu trabalho ou criar um crowd funding para um novo projeto
  8. Uma empresa que preciso recrutar novos colaboradores
  9. Um acadêmico que quer compartilhar seu conhecimento e fomentar o intercâmbio intelectual entre seus pares e seus alunos
  10. Um político que quer se tornar mais conhecido, debater suas ideias e conquistar novos apoiadores para as causas que defende, além de prestar contas do que faz
  11. Uma galeria de arte que representa diversos artistas
  12. Uma instituição de ensino que precisa disponibilizar muita informação online para os alunos, oferecer novos cursos virtuais, divulgar e vender seus cursos, etc

Essa lista pode crescer muito se a gente parar e pensar a respeito de cada atividade humana e de todas as trocas e conexões possíveis, num ambiente de transformação digital acelerada.

O que importa é descobrir e aprender seu próprio caminho, pesquisando sempre o ambiente para identificar novas oportunidades.

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As ferramentas disponíveis para explorar os canais de marketing digital são muitas

Veja alguns exemplos mais conhecidos:

  1. Criar campanhas por e-mail para divulgar novos artigos, novos produtos, ofertas, promoções, estreitar relacionamento com seus leads (contatos), fazer pesquisas de mercado ou de satisfação para obter imputs e novos insights, enviar newsletter semanal ou mensal, enviar uma confirmação de transação, etc
  2. Postar artigos no site para esclarecer e amenizar as dores de suas personas
  3. Ter atenção para coletar comentários e interações, pois trazem feedbacks e insights valiosíssimos
  4. Fazer comentários em artigos de outros sites de sua comunidade ou segmento
  5. Fazer anúncios com palavras chave no Google Ads, levando tráfego ao site ou página específica
  6. Compartilhar postagens em suas redes sociais, trazendo tráfego ao site
  7. Anunciar nas redes sociais como Instagram, Facebook, Linkedin, Pinterest…
  8. Gravar vídeos para seu canal no YouTube e compartilhar nas redes
  9. Gravar vídeos curtos para compartilhar em suas redes/stories
  10. Fazer lives temáticas trazendo convidados, atraindo nova audiência para você
  11. Participar como convidado em lives de outros, se expondo a novas audiências
  12. Convidar alguém para um podcast seu para sua audiência se ampliar
  13. Participar como convidado no podcast de outros com o mesmo fim
  14. Realizar um Webinar ou Workshop aberto a vários participantes para captar leads
  15. Fazer o lançamento de um produto digital online em todos seus canais
  16. Criar grupos no Whatsapp específicos para participante de eventos

Muitas atividades poderiam se somar à lista acima, mas devemos ter a consciência de que o ponto de partida e de chegada das suas ações de comunicação online deve ser o seu website, pois para isso ele é feito.

Considere ainda que simplicidade, foco e minimalismo dão melhores resultados e são mais eficientes do que sair dando tiro para todo lado, se perdendo numa sofisticação excessiva e desnecessária.

As redes sociais e outras plataformas não são propriedade nossa e podemos a qualquer momento ser colocados para escanteio ou banidos, pelas mais diversas razões, sendo que não faltam exemplos disso no passado recente. Além disso, elas vêm e vão ao longo do tempo, enquanto seu site permanecerá.

O seu website é só seu e tem um domínio específico e único, registrado.

Portanto, faz sentido o investimento num website próprio quando, a partir dele, e de dentro dele, você poderá realizar um sem número de coisas para se relacionar com seu público alvo pelo ambiente digital como um todo, ao longo do tempo.

O alcance que um website permite e a importância que conteúdo, mensagem e narrativa alcançam, não pode ser menosprezado. Sem isso um site pode ser maravilhoso e cheio de funcionalidades, mas restará ocioso.

Conteúdo é um combustível, que alimenta o motor da transformação digital com suas subsequentes interações, engajamentos e transações.

Que tal bater um papo?

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