Uma das atividades vitais para sua comunicação é produzir conteúdos relevantes para seu público, alinhados com sua marca, seu propósito e as reais necessidades que seus clientes possuem.
Como nos conduzirmos nessa jornada?
Parece complicado? É, mas não é! Basta um pouco de estratégia e planejamento para arregimentar os recursos necessários à boa produção de cada tipo de conteúdo ao longo de sua jornada digital.
Parto do princípio de que quando alguém me procura para fazer um novo site, refazer um antigo, ou obter uma mentoria para pensar estrategicamente a sua entrada no mundo digital, de forma inteligente, prática e efetiva, essa pessoa vai esperar de mim o suporte necessário para que ela seja capaz de materializar suas expectativas.
Para construir uma presença digital online de maneira consistente, deve estar consciente de que seu envolvimento e seu engajamento são cruciais para se chegar a algum lugar.
Como produzir conteúdos relevantes para seu público
Conteúdo é o calcanhar de Aquiles de grande parte daqueles que querem ter uma presença no mundo digital e, após inúmeras experiências com clientes, encontrei alternativas para atender essa necessidade.
Diversos profissionais da escrita, do áudio visual, do design gráfico e de outras especialidades, com os quais podemos contar na hora de uma necessidade, podem ser arregimentados e coordenados.
O fator diferencial para uproduzir conteúdos relevantes, seja por conta própria ou de terceiros, reside na capacidade de, primeiramente, criar briefings detalhados do que ser feito, para poderem realizar um trabalho de excelência. Por exemplo, explicar muito bem quem são as personas alvo, definir a palavra chave de interesse, dar referências de pesquisa, dizer os tópicos mais importantes a serem desenvolvidos, etc.
Para isso, nas reuniões de estratégia e consultoria online iremos conceber um caminho e os objetivos, descrever o público alvo (ou personas) que você deseja atrair para encantá-los com a solução que vai oferecer a eles, para conquistar engajamento e interações que se traduzam em prosperidade.
Conteúdo é o coração da comunicação online e storytelling, ou narrativa, é a forma mais efetiva para emocionar e encantar as pessoas
Quatro condições para produzir conteúdos relevantes
Para ter êxito você deverá tem em mente quatro coisas que são fundamentais:
- Qual é o seu propósito maior, naquilo que faz? O que o motiva? Qual a sua causa?
- Quem vai se beneficiar do que você tem a oferecer? Quem são suas personas?
- Quais são as dores, as necessidades, para as quais suas personas buscam uma solução?
- Qual é a sua solução? Qual é o seu diferencial? O que você ou seu negócio têm de único a oferecer?
Posso ajudar a conceber, planejar e coordenar a produção de conteúdos.
Para aqueles que gostam e têm facilidade ou talento para escrever, desembaraço ao falar e gravar vídeos, gostam de fotografia, têm senso estético e uma quantidade de material suficiente já produzido, podemos fazer uma curadoria desses conteúdos disponíveis, pautada pelos tópicos acima mencionados.
Se quiser saber um pouco mais sobre os tipos de conteúdos que hoje estão ao nosso alcance e são os mais utilizados na comunicação pela web, além das ferramentas mais utilizadas, visite esta página.
Mas se já está convencido(a) do que quer e está pronto(a) para materializar seu projeto e suas idéias, dê o primeiro passo.