Otimização de sites para buscas e SEO

SEO, em inglês, significa “search engine optimization”, que em português pode ser traduzido como “otimização para buscadores (SEO)” tais como Google, Bling, Yahoo, etc. É uma expressão muito utilizada na comunidade digital.

A sigla SEO é desconhecida para muitos que não são familiarizados com o universo digital, porém, é da maior importância quando se trata de contruir um site profissional ou de se comunicar por meio da Internet.

O que significa a otimização para buscadores (SEO)?

Significa um conjunto de configurações técnicas e boas práticas que permitem ganhar visibilidade e obter melhores posições nos resultados de busca na internet, desde que focando-se nos temas e principais termos e palavras chave que seu público alvo provavelmente utilizará para encontrar você ou seus produtos, quando estiver pesquisando sobre as dores ou necessidades que possui e deseja solucionar.

Faz toda a diferença para aumentar a chance de um site, página, vídeo, produto ou serviço aparecerem bem posicionados em resultados de pesquisa na internet.

Uma grande quantidade de sites que encontramos na internet possuem uma otimização para mecanismos de busca insuficiente e muitas vezes até inexistente, comprometendo o alcance do esforço que fizeram para se expandir online.

E do que consistem essas técnicas e boas práticas de SEO para otimizar um site?

Basicamente bom senso, capacidade analítica, intuição, conhecimento técnico e pesquisa bem fundamentada no seu segmento de atuação e junto ao seu público potencial. Para tornar mais fácil e didática essa compreensão, vamos considerar como exemplo a estrutura do corpo humano e suas hierarquias.

Façamos uma analogia com o Corpo Humano

O corpo humano é um organismo inteiro, composto de partes, como cabeça, tronco, membros superiores e membros inferiores. Cada uma dessas partes, por sua vez, é subdividida em outras, formando uma hierarquia.

Agora considere a hierarquia acima como base para planejar um texto e rconsidere classificá-lo em títulos, sub títulos e intertítulos.

Suponhamos que nos fosse encomendado escrever um artigo sobre o corpo humano para uma revista, um blog, ou uma publicação para fins educacionais ou científicos. A estrutura acima serviria como base para desenvolver uma pesquisa e escrever um artigo.

Conteúdo com otimização para buscas (SEO)

Esse artigo hipotético que usei como exemplo deverá ter um único título com uma expressão ou palavra chave em destaque, geralmente escolhida após pesquisar os termos e palavras que um usuário da internet usaria para encontrar soluções relacionadas a uma necessidade que ele tenha. Depois disso incluímos os subtítulos, itens e sub itens, sempre obedecendo a uma lógica hierárquica de conteúdo.

A otimização para buscadores (SEO) segue uma lógica similar em todo conteúdo, artigo, post ou página em um website

Nesse caso a palavra chave seria Corpo Humano, que precisa aparecer, além do título, no primeiro parágrafo ou introdução, ao longo do texto e em pelo menos um dos subtítulos.

Bem estruturado, com palavras chave definidas, com conteúdo desenvolvido em profundidade, contendo imagens, ilustrações ou vídeos e referências que ajudem a compreender ainda melhor o assunto da leitura.

Esse conjunto de coisas faz parte da otimização para mecanismos de busca, oferecendo qualidade e relevância, trazendo mais chance de aparecer na primeira página das buscas, como uma resposta à pergunta de um internauta.

Indo mais longe, a estudante Maria

Maria está estudando para a aula de biologia da escola e precisa apresentar um trabalho sobre o corpo humano. Daí ela vai no Google e pesquisa as palavras chave corpo humano, para tentar encontrar algum material que a ajude em seu trabalho:

Como o texto que fizemos está estruturado e planejado, e supondo que tenha sido escrito com conteúdo aprofundado, de fontes confiáveis e atualizadas, além de enriquecido com ilustrações, imagens e vídeos, a chance dele ser oferecido como resposta para a busca da Maria e dela se interessar por ele é potencialmente maior do que uma grande quantidade de textos ou páginas mais superficiais e não tão bem estruturados.

Os buscadores como Google e outros fazem varreduras no ambiente da Internet e indexam tudo que existe nela. Quanto mais fácil para os algoritmos compreenderem do que se trata um site ou blog, uma página, um post ou um artigo, mais eles gostam, pois a chance de acertarem a pergunta que alguém esteja pesquisando aumentará.

E os buscadores procuram incessantemente aperfeiçoar seus algoritmos para que acertem cada vez melhor quais respostas darão para cada pesquisa realizada em seus sistemas.

A presença de links ao longo do texto, apontando para outros posts ou páginas dentro do site e também para fontes externas de reconhecida autoridade no assunto, além de links vindo de fora para o seu site (chamados backlinks) que são outros sites, blogs ou redes sociais que por alguma razão recomendem ou mencionem os links da sua publicação fortalecem essa otimização, pois trazem ainda mais relevância e autoridade para seu artigo.

Bom, chegamos até aqui e vou finalizar esse artigo dizendo que realizar o trabalho de otimização para buscadores (SEO) não é tarefa simples, sendo necessário saber o que se está fazendo. Dá trabalho e sempre envolve muita pesquisa, além de uma boa dose de intuição e experiência, para se atingir algum grau de excelência.

A redação de um texto de qualidade para a web, seja uma página de seu site ou um artigo do seu blog, envolve tudo isso que falamos até aqui.

A parte técnica não pode comprometer o esforço editorial

Para não prejudicar um trabalho de SEO bem feito no que se refere à escolha dos temas e sua redação, é de fundamental importância garantir que:

  • o site seja rápido e não demore para carregar
  • esteja hospedado num provedor seguro e de qualidade
  • seja mantido e atualizado regularmente
  • se adapte à tela de qualquer dispositivo
  • tenha conteúdos bem concebidos e estruturados
  • apresente clareza e facilidade de navegação
  • ofereça uma ótima experiência para o usuário
  • tenha um propósito ético e estético notável

O que apresentei aqui é uma visão resumida do que seria uma otimização bem feita para mecanismos de busca, mas a coisa vai além.

Existem termos como SEO on page, SEO off page, SEO on site, que são uma otimização considerando todos aspectos que impactam a indexação de conteúdos pelos mecanismos de busca.

Como eu posso ajudar você?

Eu realizo esse trabalho, que pode ou não estar contemplado em meus projetos, a depender do escopo contratado. Mas posso afirmar, sem medo de errar, que é um investimento prioritário, uma vez que o maior benefício será a busca orgânica crescer gradativamente e com consistência ao longo do tempo.

A tal ponto que não precisará recorrer a anúncios pagos para aparecer na primeira página do Google, que é onde todo mundo quer estar.

Se tiver interesse em fazer uma auditoria num site que possua, ou desenvolver a mentoria e projeto de um site de qualidade, não hesite em aproveitar a reunião gratuita de 30 minutos que ofereço abaixo. Reserve um tempo e responda ao questionário de avaliação de projetos que preparei para você!

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