No momento em que você tiver um site bem planejado, seguro, rápido e bonito, com uma ótima experiência para o usuário e conteúdos de alta qualidade, você terá a base a partir da qual poderá planejar sua comunicação e configurar o marketing digital nos canais de maior interesse, de uma forma seletiva e consistente.
Seu site deverá ser o ponto de partida e de chegada para as suas ações de marketing digital. Os visitantes devem realizar ações que em última instância se traduzam em engajamento, novos negócios e ampliação de sua base de contatos.
Ou seja, nosso site é como se fosse nossa casa, nosso território, é o nosso endereço virtual na web. Deve ser compreendido como uma estação central que se conectará a diversas regiões da web. Deve estar visível para quem passar por ele poder identificá-lo com facilidade e verificar se o que é oferecido lá lhe aliviará alguma dor, ou seja, se oferecerá alguma solução para as necessidade que tenha necessidade de resolver.
Dependendo do que você quiser e precisar, seu planejamento para configurar o marketing digital terá características diversas, pois cada pessoa, negócio, organização, instituição ou empresa, têm seu próprio DNA. Existe uma infinidade de formas e abordagens diferentes para se comunicar.
Isso na prática significa que não existe uma fórmula que sirva igualmente a todos. Existem muitas necessidades e propósitos diferentes.
O mais importante é saber o que seu cliente quer e precisa
Em meus serviços eu posso criar, configurar e preparar suas páginas de redes sociais, seu canal no YouTube ou um bom aplicativo para e-mail marketing, criar landing pages, providenciar a captação e edição de vídeos profissionais, preparar um lançamento, providenciar a redação de textos por profissionais da escrita, criar seu logotipo e várias coisas relacionadas.
Porém, o mais importante, além de ter seu propósito definido, com objetivos e metas claros, é saber aquilo que suas personas querem e precisam. A simplicidade e a objetividade, com uma visão de futuro, nos faz criar a realidade, materializando nossas idéias e projetos
O meu propósito aqui é a materialização online de idéias e projetos de pessoas ou negócios, por meio de um website bem feito e das ferramentas adicionais mínimas e necessárias à sua divulgação, interação, prosperidade e sucesso.
É importante saber configurar o marketing digital adequado
A primeira coisa a fazer é compreender como seu mercado se comporta no mundo da transformação digital, diante das várias situações possíveis, antes de fazer suas escolhas.
Alguns mercados como exemplos para reflexão:
- Serviços profissionais: psicologia, consultoria, arquitetura, jornalismo, advocacia, eletricista, desentupidora, limpeza pós reformas, escolas, etc
- Venda de produtos virtuais: ebooks, livros, aulas e cursos, aplicativos, etc
- Venda de assinaturas: membros pagam mensalmente para acesso a cursos, palestras, conteúdos especiais, eventos online, uso de aplicativos, etc
- Venda de produtos físicos de determinado segmento: exige recebimento, armazenagem, controle de estoque, separação de pedido, embalagem, faturamento, logística de entrega e rastreamento
- Venda de produtos configuráveis ou únicos, sob medida ou encomenda
- Uma organização em busca de voluntários e doadores para uma causa
- Um artista ou criador que quer mostrar e vender seu trabalho ou criar um crowd funding para um novo projeto
- Uma empresa que preciso recrutar novos colaboradores
- Um acadêmico que quer compartilhar seu conhecimento e fomentar o intercâmbio intelectual entre seus pares e seus alunos
- Um político que quer se tornar mais conhecido, debater suas ideias e conquistar novos apoiadores para as causas que defende, além de prestar contas do que faz
- Uma galeria de arte que representa diversos artistas
- Uma instituição de ensino que precisa disponibilizar muita informação online para os alunos, oferecer novos cursos virtuais, divulgar e vender seus cursos, etc
Essa lista pode crescer muito se a gente parar e pensar a respeito de cada atividade humana e de todas as trocas e conexões possíveis, num ambiente de transformação digital acelerada.
O que importa é descobrir e aprender seu próprio caminho, pesquisando sempre o ambiente para identificar novas oportunidades.
As ferramentas disponíveis para explorar os canais de marketing digital são muitas
Veja alguns exemplos mais conhecidos:
- Criar campanhas por e-mail para divulgar novos artigos, novos produtos, ofertas, promoções, estreitar relacionamento com seus leads (contatos), fazer pesquisas de mercado ou de satisfação para obter imputs e novos insights, enviar newsletter semanal ou mensal, enviar uma confirmação de transação, etc
- Postar artigos no site para esclarecer e amenizar as dores de suas personas
- Ter atenção para coletar comentários e interações, pois trazem feedbacks e insights valiosíssimos
- Fazer comentários em artigos de outros sites de sua comunidade ou segmento
- Fazer anúncios com palavras chave no Google Ads, levando tráfego ao site ou página específica
- Compartilhar postagens em suas redes sociais, trazendo tráfego ao site
- Anunciar nas redes sociais como Instagram, Facebook, Linkedin, Pinterest…
- Gravar vídeos para seu canal no YouTube e compartilhar nas redes
- Gravar vídeos curtos para compartilhar em suas redes/stories
- Fazer lives temáticas trazendo convidados, atraindo nova audiência para você
- Participar como convidado em lives de outros, se expondo a novas audiências
- Convidar alguém para um podcast seu para sua audiência se ampliar
- Participar como convidado no podcast de outros com o mesmo fim
- Realizar um Webinar ou Workshop aberto a vários participantes para captar leads
- Fazer o lançamento de um produto digital online em todos seus canais
- Criar grupos no Whatsapp específicos para participante de eventos
Muitas atividades poderiam se somar à lista acima, mas devemos ter a consciência de que o ponto de partida e de chegada das suas ações de comunicação online deve ser o seu website, pois para isso ele é feito.
Considere ainda que simplicidade, foco e minimalismo dão melhores resultados e são mais eficientes do que sair dando tiro para todo lado, se perdendo numa sofisticação excessiva e desnecessária.
As redes sociais e outras plataformas não são propriedade nossa e podemos a qualquer momento ser colocados para escanteio ou banidos, pelas mais diversas razões, sendo que não faltam exemplos disso no passado recente. Além disso, elas vêm e vão ao longo do tempo, enquanto seu site permanecerá.
O seu website é só seu e tem um domínio específico e único, registrado.
Portanto, faz sentido o investimento num website próprio quando, a partir dele, e de dentro dele, você poderá realizar um sem número de coisas para se relacionar com seu público alvo pelo ambiente digital como um todo, ao longo do tempo.
O alcance que um website permite e a importância que conteúdo, mensagem e narrativa alcançam, não pode ser menosprezado. Sem isso um site pode ser maravilhoso e cheio de funcionalidades, mas restará ocioso.
Conteúdo é um combustível, que alimenta o motor da transformação digital com suas subsequentes interações, engajamentos e transações.
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