Você já deve ter visto ou escutado alguém falar essa palavra, mas não sabe o que é o WordPress. Se for o seu caso, está como a maioria das pessoas, pois é algo um pouco mais técnico, porém, todo mundo que trabalha na área da Internet sabe bem o que significa.
O que é o WordPress?
O WordPress é uma plataforma de código aberto (open source) e gratuita, utilizada em 43% dos websites que utilizam um CMS (Content Management System) no mundo. Possui ampla comunidade, com uma infinidade de plugins que lhe acrescentam funcionalidades diversas. Muitas pessoas dominam o WordPress rapidamente e com facilidade.
É um software avançado e em permanente desenvolvimento, criado para o gerenciamento e publicação de conteúdos, que é a sua sua maior qualidade.
É um sistema muito inteligente e versátil por meio do qual podemos organizar conteúdos obedecendo a critérios de categoria e sub categoria, podendo criar uma arquitetura de conteúdo planejada, o que é genial.
Por meio do WOrdPress se pode compartilhar conteúdos de toda natureza, de artigos em blogs ao lançamento de um novo produto, de uma campanha de doações ou vendas, ao recrutamento e seleção de colaboradores, sendo um meio de formar uma preciosa lista de contatos.
Qualquer pessoa, com um pouco de foco, pode se tornar relevante para outras pessoas através dos conteúdos que vier a disponibilizar online.
O mundo da Internet é um ambiente onde entramos nos doando e compartilhando conhecimento ou expertise para satisfazer atender dores e necessidades do público que nos interessa. Formando assim uma comunidade ou audiência, de admiradores ou consumidores, em futuro momento poderá monetizar ou obter outro tipo de retorno.
A tônica da nossa época é a comunicação móvel em tempo real.
Porém, as consequências desse fenômeno recente (o primeiro iPhone, lançado nos EUA em 29 de junho de 2007) ainda são desconhecidas, tal a velocidade com que a tecnologia avança e interfere no estilo de vida.
O novo editor de blocos do Gutenberg?
Para fazer um site no WordPress, você deve utilizar um tema, gratuito ou pago, que podemos chamar de template ou modelo. São como uma matriz pré construída que podemos ajustar à nossa necessidade, ganhando tempo precioso que antigamente era gasto com programadores e desenvolvedores.
Houve um avanço enorme na tecnologia para criar blogs, sites e lojas de ecommerce nos últimos anos, especialmente nos últimos dois.
Eu adotei e venho utilizando o novo editor de blocos do WordPress, que se chama Gutenberg, desde que foi lançado, em dezembro de 2018. Ele significa uma revolução e nem todos os profissionais se dedicam ao seu estudo e utilização, pois ainda é uma tecnologia nova e recente, no entanto, é o que existe de mais avançado atualmente.
Criar sites se tornou como montar Legos, você cria seções e dentro delas coloca blocos de conteúdo contendo título, texto, imagem, arte gráfica e vídeo.
Porém, o principal é arquitetar a montagem desse lego para funcione bem.
Quando se pergunta o que é o WordPress, podemos dizer que é como se fosse um “hub” através do qual você se conectará à rede www (world wide web), ou seja, a internet, e a partir dela com o mundo inteiro, se quiser.
Você pode integrar o WordPress com certa facilidade a uma variedade de outras ferramentas e aplicativos. Vai de email marketing, postagens em rede social, até a promoção de ações que levem pessoas ao site para que realizem aquilo que por nós é desejado.
O que é mais importante?
Vivemos a época do storytelling e isso nunca foi tão interessante e surpreendente, pois hoje qualquer um de nós pode postar um conteúdo aqui e agora, que pode ser visto por qualquer pessoa do planeta, com celular na mão, em tempo real. É quase surreal esta possibilidade.
O que vale, tanto ou mais que a qualidade da ferramenta, é identificar um propósito maior e a estória que iremos contar para essa persona que nos lê, nos compra, nos vê ou nos assiste. Considerando que ela ainda deixa comentários, dá likes, deslikes e compartilha nossos conteúdos, produtos ou serviços, elogiando ou criticando.
Um website vale pelo que ele oferece a alguém, pelo problema que ele resolve, a necessidade ou desejo que ele satisfaz, pelo produto que vende, mas particularmente, pela experiência que oferece ao usuário que nele navega.
Considero a ferramenta ideal para alguém se inserir no mundo digital. É um ótimo ponto de partida.
Oferecer uma boa e rica experiência para os usuários, além de saber bem quem são eles, e o que buscam online, é um ponto chave para convertê-los e depois conservá-los.
Espero que tenha conseguido explicar um pouco o que é o WordPress.
Se gostou e tiver qualquer sugestão ou comentário, por favor fique à vontade para.