O que significa “Site Responsivo” e qual a sua importância?

Alguma vez você já passou pela experiência de acessar um site pelo seu celular em busca de uma informação importante e encontrou a página com fotos, textos e vídeos fora de proporção e dispostos de maneira que prejudicava ou até mesmo impedia a leitura?

Se a resposta foi sim, isso provavelmente aconteceu porque você não estava acessando um site responsivo. E por isso as informações estavam otimizadas apenas para visualização em computadores.

Acontece que já vai longe o tempo em que o acesso à Internet era realizado somente via computador. Atualmente, de acordo com o IBGE, 92,1% dos lares brasileiros usam o celular para se conectar com a rede mundial de computadores.

Diante desse cenário, ter um site responsivo deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade de qualquer empresa que queria marcar presença no ambiente digital. Quer entender melhor as vantagens que investir num site responsivo pode trazer para o seu negócio? Então acompanhe nosso post!

Afinal, o que é um site responsivo?

Um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer formato de tela em que seja carregado, seja um computador, celular ou tablet.

Em outras palavras, não importa o dispositivo pelo qual ele seja acessado, todo o seu conteúdo — seja foto, texto ou vídeo — é automaticamente ajustado para que todos os elementos fiquem proporcionais. E isso proporciona ao usuário uma experiência de leitura agradável.

Por que é tão importante ter um site responsivo?

Agora que você já entendeu o que é um site responsivo, pode estar se perguntando: mas afinal, será que é mesmo tão importante investir nisso? Sim! Possuir um site responsivo é muito mais do que preocupar-se com a harmonia do conteúdo na tela. Entenda!

É uma boa prática de SEO

Responda rápido: quando você precisa de uma informação qualquer com rapidez, onde vai buscá-la? Se você tem vivido no planeta Terra nos últimos anos, certamente respondeu “no Google”.

Não por acaso, estar entre os resultados que aparecem na primeira página do site de busca é o desejo de 10 entre 10 empresas. Para que isso aconteça, é preciso caprichar no SEO, ou search engine optimization, conjunto de boas práticas, técnicas e estratégias cujo objetivo final é potencializar o ranqueamento da sua página em sites de busca como o Google.

Possuir um site responsivo é uma excelente prática de SEO, já que o buscador prioriza na exibição páginas que já possuem essa configuração. Além disso, desde 2015, além de dar preferência aos sites responsivos, o Google passou a punir páginas que não estão adaptadas para dispositivos móveis sempre que as buscas forem feitas via celulares e tablets.

Na prática, não possuir um site responsivo pode significar que menos pessoas vão encontrar o seu negócio,. Isso diminui a sua presença no meio digital e pode se traduzir em menos oportunidades de negócio.

Diminui a taxa de rejeição

A taxa de rejeição de um site é medida pela quantidade usuários que acessam a página e saem sem qualquer tipo de interação. Ter um site responsivo diminui bastante esse índice, já que a probabilidade de o leitor prossiga em uma página amigável, em que as informações estão dispostas de maneira harmônica, é muito maior.

Em contrapartida, toda vez que um usuário acessa um site de seu celular ou tablet e encontra uma página desconfigurada, com textos e fotos desproporcionais ao tamanho da tela, a tendência é que ele feche a janela e siga para o próximo resultado da busca — normalmente, um concorrente seu.

Além disso, o Google costuma interpretar taxas de rejeição muito altas como um indicativo de que o conteúdo não é relevante. Com isso, essas páginas passam a perder posições no buscador.

Aumenta as suas vendas ou clientes

Investir em uma experiência agradável para o usuário do seu site é muito mais do que uma questão de gentileza, é também vital para a saúde financeira do seu negócio. Segundo dados do próprio Google, sempre que um usuário acessa um site e se frustra, as chances de que ele saia imediatamente giram em torno de 61%.

Isso quer dizer que você pode perder um grande número de potenciais clientes apenas por não possuir um site responsivo. Além disso, ainda de acordo com o Google, uma boa experiência ao acessar uma página aumenta em 67% as chances de um usuário decidir comprar um produto ou serviço. E, naturalmente, você não vai querer desperdiçar uma ajuda dessas na hora de fechar negócio, não é mesmo?

Agora que você já entendeu a importância de ter um site responsivo para a sua empresa, não se esqueça de assinar nossa newsletter! Assim, você receberá conteúdos exclusivos em seu e-mail e estará sempre por dentro das novidades sobre marketing digital que podem ajudar a atrair novos clientes e aumentar a presença da sua marca na web!

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