Até mesmo quem não é da área de marketing já deve ter ouvido pelo menos uma vez falar de SEO. No entanto, é grande o número de profissionais e empreendedores que não sabem de fato o que essa sigla significa e desconhecem os benefícios que poderá obter para sua presença online ou de seu negócio.
Se identificou? Se você até já ouviu falar algumas vezes sobre o assunto, mas não sabe bem o que é SEO e tem dúvidas se é uma boa ideia apostar nessa estratégia para alavancar seus negócios, leia com atenção.
Otimizar de sites para mecanismos de busca.
Afinal de contas, o que é SEO?
SEO é uma sigla para search engine optimization, expressão em inglês que significa otimização para motores de busca. Em palavras simples, é um conjunto de técnicas e boas práticas utilizadas para adequar sites e blogs para permitir que eles melhorem seu ranqueamento em buscadores como o Google.
Na prática, isso quer dizer aplicar algumas estratégias que ajudem o seu site a aparecer em uma posição melhor. Principalmente quando um usuário procura um termo relacionado ao seu negócio em sites de pesquisa sem precisar pagar por isso, ou seja, de maneira orgânica, natural, sem a indução de um anúncio pago.
O quanto vale a pena mesmo apostar em SEO?
Não é incomum que, ao entender melhor o que é SEO, alguns empreendedores passem a se perguntar se é mesmo uma boa ideia investir tempo e dinheiro nessa estratégia.
Imagine o seguinte cenário: você estuda o mercado com atenção, investe em cada detalhe do planejamento e construção do seu negócio. Daí, na hora de começar a funcionar, prefere atuar de portas fechadas, sem qualquer tipo de divulgação. Fica mais difícil atrair clientes, não é mesmo?
Possuir um site sem investir em SEO acontecerá o mesmo: por melhor construído que ele esteja, por melhores conteúdos que possa oferecer, se seus clientes não encontrarem seu negócio, o objetivo final não será atingido.
O que interessa é sermos encontrados por quem nos interessa.
Em um mundo conectado como o que vivemos, em que as pessoas utilizam a Internet para resolver problemas, tirar dúvidas e comprar produtos ou serviços, possuir uma forte presença digital é vital para a saúde do seu negócio.
Entender o que é SEO e investir numa estratégia própria significa garantir que o seu site será encontrado por quem de fato se interessa por aquilo que você tem a oferecer. Com mais pessoas sabendo o que você faz, as chances de interessarem por seus produtos ou serviços aumentará.
Quais são os critérios básicos para quem quer investir em SEO?
Uma vez que você entendeu o que é SEO e porque é tão relevante investir nesse assunto para fortalecer sua marca, é preciso ter em mente que a concorrência pelas primeiras posições no Google é grande.
Por isso, quanto mais otimizado estiver o seu site, maiores são as suas chances de estar bem ranqueado. Também é bom saber que o buscador costuma penalizar páginas que não seguem algumas diretrizes básicas para proporcionar ao usuário uma boa experiência. E principalmente as que usam de artifícios para tentar melhorar seu ranqueamento.
Site ser bem planejado e bem construído.
Por isso, não negligencie a necessidade de seu site ser bem planejado e construído, com as técnicas recomendadas de SEO. Nessa hora, uma agência habilitada na criação de sites otimizados fará toda a diferença, e a falta dela poderá significar muita dor de cabeça para você depois.
Na hora de escolher quais sites devem figurar nas primeiras posições, o Google usa um algoritmo complexo, que leva em consideração uma série de fatores, com relevâncias variáveis. Por isso, quem quer apostar em SEO precisa considerar ao menos os seguintes critérios básicos:
Produzir conteúdo relevante e autoral.
Um dos principais fatores de ranqueamento no Google é a qualidade do conteúdo. Na hora de selecionar as páginas que figurarão no topo, a prioridade é sempre para aquelas que oferecem a melhor experiência de leitura para o usuário.
Por isso, quem produz um conteúdo completo, de alta relevância, sai na frente. Leve em consideração que o buscador detecta facilmente conteúdo plagiado, e penaliza essas páginas. Logo, invista em conteúdo autoral, que se destaque da concorrência por ser melhor e mais completo.
Aprender a dominar termos e palavras chave.
Para que esse material seja facilmente encontrado pelos motores de busca, é essencial que ele seja redigido com base em palavras-chave, que nada mais são que termos ligados ao seu negócio e que são bastante procurados pelos usuários.
O uso constante, porém natural, dessas palavras-chaves ao longo do texto aumenta suas chances de garantir um bom posicionamento sempre que o usuário digitar esse termo no campo de busca.
Apostar em um site responsivo
Para garantir um bom ranqueamento no Google, também é necessário que seu site seja responsivo, ou seja, que se adapte a qualquer formato de tela em que seja carregado, seja de um computador, celular ou tablet.
Além do buscador, priorizar as páginas com essa configuração, desde 2015 o Google passou a penalizar os sites que não estão adaptados para dispositivos móveis sempre que as buscas forem feitas por esses meios. Por isso, não deixe esse “detalhe” de lado.
Entender a importância de ter links internos e externos.
Um dos critérios importantes para o Google na hora de ranquear uma página é a relevância do site. E isso é medido, entre outros fatores, pela quantidade de links que apontam para ele.
Em palavras simples, quanto mais sites usarem suas páginas com links, maior será sua relevância no meio digital. Por isso você deve trabalhar o compartilhamento das suas postagens nas redes sociais e, não só autorizar, como também estimular o uso de links que apontem para o seu site em outras páginas.
Também é essencial reconhecer a importância dos links internos. Sempre que postar um novo texto em seu blog, por exemplo, mantenha o hábito de inserir links para outros textos do seu próprio site relacionados ao assunto.
Quando se depara com um número satisfatório de links internos, os rastreadores do Google entendem que você considera aquelas páginas como relevantes no seu site.
Além disso, links internos ajudam a melhorar a experiência do leitor — que poderá obter mais informações sobre o assunto — e aumentam o tempo de permanência no site, o que influencia diretamente no ranqueamento.
Conclusão
Gostou de entender melhor o que é SEO e como ele poder ajudar você ou sua empresa a aumentar engajamento e potenciais vendas?
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