Entrando em sociedade com meu irmão numa empresa de comércio exterior e logística, em 2010, assumi a direção executiva e fui o responsável pela montagem de uma empresa de operação logística e armazém geral, a B2B Logística S/A, na cidade de Serra, vizinha a Vitória, no Espírito Santo.
Começamos do zero, ocupando um galpão novinho com 6 mil metros quadrados, 12 docas e pé direito livre de 12 metros, com 6.000 posições palete, e alta tecnologia embarcada (sistema WMS integrado a um sistema de rádio frequência) utilizando 35 coletores de dados Motorola de última geração em todas as etapas do processo logístico.
Aprendi na raça, e compreendi na prática, o que significa Inteligência de Processos
Após muitos desafios e grandes sacrifícios, a empresa passou a operar como um relógio suíço, servindo até como show room para a empresa fornecedora do sistema WMS, que volta e meia pedia para levar clientes a fim de visitar nossa operação, para lhes mostrar o que consideravam ser uma operação exemplar. Orgulho da nossa equipe!
Uma máquina de separar pedidos
Na imagem ao acima, vista de corredor lotado com emplihadeira elétrica ao fundo, antes de do pedido ir para Ilhas de conferência, embalagem, identificação de volumes, e seguir para a doca para aguardar coleta.
No auge da operação, nos meses de pico e final de ano, chegava-se a descarregar, organizar em paletes e armazenar com endereçamento lógico, por meio de três empilhadeiras elétricas, o equivalente a 10 containers de 40 pés por dia, e ainda separava-se 450 pedidos fracionados no mesmo período, numa operação que contava com uma equipe que chegou a até 60 colaboradores, utilizando 35 coletores de dados. Uma loucura!
Saindo na Hora Certa
Passados quatro anos, constatamos que apesar de incrível, o negócio tinha baixa lucratividade para muito trabalho e investimento, por faltava ter maior escala. Foi uma aposta ousada, mas arriscada, pois para ser interessante precisaíamos ter um galpão de pelo menos 15 mil m2 para otimizar os recursos já existentes
Porém, o grupo Enivix Logística e Transporte, importante player do mercado de logística no Espírito Santo, se mostrou interessado na nossa operação e, aproveitando esta oportunidade, nós vendemos a B2B Logística S/A para esse grupo, que a incorporou às suas demais operações e à sua própria razão social.