Alimport do Brasil

Dois anos de prosperidade

Durante minha gestão estratégica na Alimport e com minha liderança, contribuí para várias ações importantes, com resultados incríveis.


Fizemos uma reorganização profunda da operação logística

  • Terceirizamos a armazenagem do pulmão dos estoques que não cabiam mais no depósito
  • Com isso também abrimos espaço para crescimento e o recebimento de maiores volumes de mercadoria, perseguindo um processo de operação em permanente aperfeiçoamento
  • Eliminamos um pequeno depósito alugado às pressas que gerava bastante ruído na operação
  • Criamos novo layout no nosso depósito próprio para definir a localização de produtos por critérios de tamanho, peso e giro, que é a boa fórmula da logística de armazenagem
  • Criamos uma zona intermediária, lateralmente, para acumular os pedidos prontos para despacho, pois muitas vezes aguardavam coleta e atrapalhavam no meio do caminho.
  • RESULTADOS
    • Ganhou-se controle e racionalidade sobre os estoques
    • Otimizamos a expedição de pedidos de forma significativa
    • O índice de ocorrências pós venda desabou
    • O stress da equipe do depósito diminuiu bastante
    • A produtividade aumentos a olhos vistos e os colaboradores perceberam a vantagem de adotar rotinas de controle racional do que é realizado no dia a dia

A empresa precisava de uma ação definitiva para melhorar seu material de vendas e marketing

  • Foi adotado o software Indesign, da Adobe, para desenvolver os catálogos da empresa dentro de casa
  • Foram criados novos catálogos no Adobe Indesign que de cara já impactaram imensamente pela qualidade
  • Foi contratado, após uma seleção entre 10 candidatos que entrevistei, um estagiário da área de comunicação talentoso e caprichoso, com experiência em impressão gráfica e softwares da Adobe
  • Montou-se um mini estúdio de design onde ele passou a produzir todo e qualquer material de vendas ou marketing, surpreendendo a todos pela sua criatividade, facilidade e rapidez com que produzia.
  • RESULTADOS
    • Passamos a ter catálogos invejados pela concorrência e desejados pelos clientes
    • A imagem da empresa passou a ser percebida como mais ousada e arrojada
    • A produtividade da área de vendas foi significativamente otimizada
    • Os produtos da empresa ganharam nova apresentação, com destaque de suas qualidades e dos best sellers
    • Passamos a desenvolver peças de marketing em parceria com clientes
    • Adquirimos uma agilidade enorme entre ter uma idéia e materializá-la
    • Novas oportunidades de parcerias e negócios aconteceram
Marcas e produtos da Alimport

A área de administração de vendas e representantes estava atrapalhada

  • Alteramos a dinâmica da administração de pedidos e de vendas com duas ações
  • Criação de planilha de pedidos inteligente para os representantes preencherem
  • Sincronização da planilha com dados importados do sistema ERP
  • Maior atenção aos representantes e suas demandas
  • Colaboradoras do departamento passaram a atender representantes por região
  • Fiz visitas e viagens com representantes, encontrando com os principais clientes chave, fazendo negociações e treinando os representantes
  • RESULTADOS
    • A conta dos telefonemas interurbanos desabou (era altíssima)
    • Erros e dificuldades de interpretação dos pedidos, que antes eram manuscritos, deixaram de existir
    • O ambiente de trabalho melhorou pois as funcionárias do departamento viviam sob stress
    • O departamento cresceu e se integrou melhor, tirando maior proveito dos talentos individuais
    • A resposta dos representantes foi ótima, por várias razões:
      • Facilmente manejaram a planilha de pedidos com o arquivo atualizado do estoque
      • Informações que antes se queixavam que não tinham, passaram a ter regularmente
      • O resultado desta movimentação toda foi prosperidade

Introduzi dois novos fornecedores internacionais

  • Eletrodomésticos Oster, dos EUA, que estavam fora do mercado mas tinham enorme potencial
  • Borgonovo, da Itália, com linha doméstica e profissional de produtos em vidro, excelentes

Também exerci influência relevante na curadoria dos produtos da empresa.

Atendi a todas as feiras internacionais na Alemanha e Itália durante meu período lá, além das feiras realizadas no Brasil.

  • RESULTADOS
    • O mix de produtos da empresa ganhou valor agregado com melhor curadoria
    • O faturamento da empresa teve crescimento acima de 30% nos dois anos que estive presente.
    • A imagem da empresa foi beneficiada pelos catálogos e mix de produtos, que também trouxeram nova clientela.
    • O faturamento cresceu e colaborou pra mais resultados e financiamento das ações de venda.

O desafio do financeiro

  • Criei planilhas inteligentes para controle dos processos de importação (+ de 100/ano)
  • Fiz levantamento e sistematizei o fluxo das informações que os beneficiários desejavam
  • Acabei desenvolvendo planilhas adicionais que permitiram controles estratégicos adicionais desejados
  • RESULTADO
    • A direção da empresa passou a ter previsibilidade do fluxo de caixa
    • Ganharam poder para fazer a gestão dos processos com eficiência
    • Se sentiam mais seguros com as informações que lidavam
    • Deu estabilidade às decisões da diretoria financeira
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