Dois anos de prosperidade
Durante minha gestão estratégica na Alimport e com minha liderança, contribuí para várias ações importantes, com resultados incríveis.
Fizemos uma reorganização profunda da operação logística
- Terceirizamos a armazenagem do pulmão dos estoques que não cabiam mais no depósito
- Com isso também abrimos espaço para crescimento e o recebimento de maiores volumes de mercadoria, perseguindo um processo de operação em permanente aperfeiçoamento
- Eliminamos um pequeno depósito alugado às pressas que gerava bastante ruído na operação
- Criamos novo layout no nosso depósito próprio para definir a localização de produtos por critérios de tamanho, peso e giro, que é a boa fórmula da logística de armazenagem
- Criamos uma zona intermediária, lateralmente, para acumular os pedidos prontos para despacho, pois muitas vezes aguardavam coleta e atrapalhavam no meio do caminho.
- RESULTADOS
- Ganhou-se controle e racionalidade sobre os estoques
- Otimizamos a expedição de pedidos de forma significativa
- O índice de ocorrências pós venda desabou
- O stress da equipe do depósito diminuiu bastante
- A produtividade aumentos a olhos vistos e os colaboradores perceberam a vantagem de adotar rotinas de controle racional do que é realizado no dia a dia
A empresa precisava de uma ação definitiva para melhorar seu material de vendas e marketing
- Foi adotado o software Indesign, da Adobe, para desenvolver os catálogos da empresa dentro de casa
- Foram criados novos catálogos no Adobe Indesign que de cara já impactaram imensamente pela qualidade
- Foi contratado, após uma seleção entre 10 candidatos que entrevistei, um estagiário da área de comunicação talentoso e caprichoso, com experiência em impressão gráfica e softwares da Adobe
- Montou-se um mini estúdio de design onde ele passou a produzir todo e qualquer material de vendas ou marketing, surpreendendo a todos pela sua criatividade, facilidade e rapidez com que produzia.
- RESULTADOS
- Passamos a ter catálogos invejados pela concorrência e desejados pelos clientes
- A imagem da empresa passou a ser percebida como mais ousada e arrojada
- A produtividade da área de vendas foi significativamente otimizada
- Os produtos da empresa ganharam nova apresentação, com destaque de suas qualidades e dos best sellers
- Passamos a desenvolver peças de marketing em parceria com clientes
- Adquirimos uma agilidade enorme entre ter uma idéia e materializá-la
- Novas oportunidades de parcerias e negócios aconteceram
A área de administração de vendas e representantes estava atrapalhada
- Alteramos a dinâmica da administração de pedidos e de vendas com duas ações
- Criação de planilha de pedidos inteligente para os representantes preencherem
- Sincronização da planilha com dados importados do sistema ERP
- Maior atenção aos representantes e suas demandas
- Colaboradoras do departamento passaram a atender representantes por região
- Fiz visitas e viagens com representantes, encontrando com os principais clientes chave, fazendo negociações e treinando os representantes
- RESULTADOS
- A conta dos telefonemas interurbanos desabou (era altíssima)
- Erros e dificuldades de interpretação dos pedidos, que antes eram manuscritos, deixaram de existir
- O ambiente de trabalho melhorou pois as funcionárias do departamento viviam sob stress
- O departamento cresceu e se integrou melhor, tirando maior proveito dos talentos individuais
- A resposta dos representantes foi ótima, por várias razões:
- Facilmente manejaram a planilha de pedidos com o arquivo atualizado do estoque
- Informações que antes se queixavam que não tinham, passaram a ter regularmente
- O resultado desta movimentação toda foi prosperidade
Introduzi dois novos fornecedores internacionais
- Eletrodomésticos Oster, dos EUA, que estavam fora do mercado mas tinham enorme potencial
- Borgonovo, da Itália, com linha doméstica e profissional de produtos em vidro, excelentes
Também exerci influência relevante na curadoria dos produtos da empresa.
Atendi a todas as feiras internacionais na Alemanha e Itália durante meu período lá, além das feiras realizadas no Brasil.
- RESULTADOS
- O mix de produtos da empresa ganhou valor agregado com melhor curadoria
- O faturamento da empresa teve crescimento acima de 30% nos dois anos que estive presente.
- A imagem da empresa foi beneficiada pelos catálogos e mix de produtos, que também trouxeram nova clientela.
- O faturamento cresceu e colaborou pra mais resultados e financiamento das ações de venda.
O desafio do financeiro
- Criei planilhas inteligentes para controle dos processos de importação (+ de 100/ano)
- Fiz levantamento e sistematizei o fluxo das informações que os beneficiários desejavam
- Acabei desenvolvendo planilhas adicionais que permitiram controles estratégicos adicionais desejados
- RESULTADO
- A direção da empresa passou a ter previsibilidade do fluxo de caixa
- Ganharam poder para fazer a gestão dos processos com eficiência
- Se sentiam mais seguros com as informações que lidavam
- Deu estabilidade às decisões da diretoria financeira
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