Responda rápido: quando você precisa de uma informação, onde vai buscar em primeiro lugar? Se respondeu na Internet, está acompanhado de nada menos que outros 102 milhões de brasileiros, de acordo com dados do IBGE.
De fato, já vai longe o tempo em que a propaganda boca a boca era a principal ferramenta utilizada pelos médicos para atrair novos pacientes. Com um número tão expressivo de pessoas conectadas, a presença digital tornou-se quase obrigatória para quem quer manter a agenda do consultório sempre lotada.
No entanto, não é incomum que profissionais da área da saúde fiquem hesitantes na hora de investir nessa modalidade de publicidade, seja por desconhecer seus benefícios reais, seja por não entender bem todas as suas ferramentas e potencialidades.
Para sanar esse problema, preparamos um post com algumas das principais vantagens do marketing digital para médicos. Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas!
Você consegue atingir diretamente o seu público-alvo
Diferente do que acontece com a publicidade tradicional, utilizando o marketing digital para médicos você pode falar diretamente com o público interessado naquilo que você tem a dizer.
Imagine que você quer criar um anúncio para que a página da sua clínica apareça em sites de busca como o Google, por exemplo. É possível segmentá-lo para que ele seja exibido somente para quem digitar uma determinada palavra-chave ou ainda para pessoas de uma determinada idade, gênero ou localização geográfica, entre uma série de outras variáveis. É a sua mensagem chegando diretamente a potenciais pacientes.
Como o primeiro contato com a sua clínica é muito mais personalizado, a experiência desse público com o seu conteúdo — e, consequentemente, com a sua imagem — é muito mais rica. Isso fortalece a sua marca e aumenta as chances de atrair novos pacientes.
É uma excelente maneira de gerar autoridade
Uma das maneiras mais efetivas de investimento no marketing digital para médicos é por meio da produção de conteúdo online, normalmente inserido em um blog hospedado no site da sua clínica ou consultório.
A produção de conteúdo atrai visitantes para a sua página e a torna mais fácil de encontrar em buscadores como o Google. Além disso, produzir conteúdo de qualidade é uma ótima maneira de desfazer mitos e oferecer informações relevantes para o público em geral sobre a sua especialidade médica. Ele também irá ajudar a tornar a sua clínica uma referência no assunto.
E acredite, gerar autoridade online é mais importante do que pode parecer a princípio. Quando um paciente faz uma pesquisa na Internet em busca de um médico, muito mais do que preço ou localização, ele está preocupado em encontrar um profissional que passe credibilidade.
Por isso, estar presente no meio digital com artigos esclarecedores, informações relevantes e conteúdo de qualidade aumenta sua visibilidade. Também ajuda a passar uma mensagem de confiabilidade que posteriormente será respaldada pelos seus conhecimentos técnicos.
O marketing digital para médicos é uma estratégia sustentável
Imagine que você faz um anúncio em uma revista ou no rádio, por exemplo. O público que você impactou com a sua mensagem fica restrito a quem está com o exemplar em mãos ou a quem estava sintonizado naquela estação justamente naquele momento, não é mesmo?
Com o marketing digital é diferente, já que a sua mensagem fica circulando permanentemente na web. Ainda que as campanhas de mídias pagas tenham uma durabilidade programada, suas páginas nas redes sociais, seu site e seu blog estão permanentemente online. As informações relevantes sobre o seu consultório estarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Isso permite que você obtenha um retorno de longo prazo do seu investimento em marketing digital. Assim, a sua estratégia é muito mais sustentável e inteligente.
É uma ferramenta de divulgação perfeitamente válida e ética
Apesar das óbvias vantagens do marketing digital para médicos, não é incomum que muitos profissionais da área de saúde sintam-se inseguros na hora de investir nesse tipo de divulgação do seu trabalho. Isso acontece devido a preocupações principalmente com questões éticas da profissão.
No entanto, se observadas as limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina, o marketing digital para médicos não é ilegal ou antiético. Ao contrário: é uma ótima ferramenta para divulgar a sua clínica ou consultório.
Para evitar qualquer problema, é importante cercar-se de profissionais de marketing que tenham expertise nesse nicho de mercado e conheçam bem as restrições impostas pelo CFM. Dessa maneira, você fortalece a sua marca no mundo digital com segurança e confiabilidade.
Gostou de entender melhor como o marketing digital para médicos pode ajudar você a atrair novos pacientes e fidelizar os antigos? Então assine agora mesmo a nossa newsletter para receber sempre informações relevantes sobre esse tema!