Por meio do marketing médico de conteúdo é possível fazer com que sua clínica ou consultório seja encontrada. Principalmente por essa parcela da população que busca informações sobre a sua especialidade, podendo transformar visitantes eventuais em novos pacientes. Saiba como!
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Google, 90% dos pacientes pesquisam sobre sua doença na internet. Digamos que esse dado é, ao mesmo tempo, uma boa e uma má notícia para os médicos. A má é que, quando faz essa busca, não é você que ele encontra.
Normalmente, esse tipo de pesquisa acaba resultando em informações de portais de notícias e sites de programas de televisão, como UOL, BandNews, e Bem Estar (Globo). Isso acontece porque, ainda que pareça um contrassenso, não é nada incomum que sites de clínicas e consultórios não tragam informações sobre saúde.
Vamos às dicas:
1 – Estabeleça metas claras
O marketing médico de conteúdo precisa, antes de mais nada, trazer resultados. No entanto, para que isso aconteça, você precisa saber onde quer chegar. Afinal, quais são os seus principais objetivos com relação ao futuro da sua clínica ou consultório?
É muito importante que antes de começar a traçar a sua estratégia, você estabeleça metas claras e realistas. Pode ser, por exemplo, aumentar o número de consultas em um determinado percentual em um período de 6 meses, ou fortalecer a sua marca na internet.
Também é essencial que você tenha em mente que investir em marketing médico de conteúdo para clínicas é uma estratégia que traz ganhos efetivos para o seu consultório em médio e longo prazo. Por isso, desconfie de consultorias ou agências de marketing que oferecem resultados milagrosos em poucos meses ou dias.
2 – Identificando a persona no marketing médico
Antes de começar a trabalhar o conteúdo, é essencial que você identifique a persona, isto é, um personagem semi-fictício que representa o seu público-alvo, aqueles com quem você quer se comunicar. É importante que a persona seja traçada em detalhes, especialmente no que diz respeito à faixa etária, gênero, renda mensal e outras informações que ajudem a deixar claro o perfil que se quer atingir.
Separar um espaço na sua agenda para pensar com calma em sua persona ajuda a economizar tempo e dinheiro no futuro. Assim você realiza o planejamento de seu conteúdo de maneira muito mais efetiva, focado nas necessidades desse público.
3 – Defina a estratégia adequada para produção de conteúdo
Identificada a persona, é preciso levar em consideração que nem todo potencial cliente que acessa o seu site está no mesmo estágio. Há aqueles, por exemplo, que estão apenas pesquisando informações sobre um sintoma. Outros querem saber mais sobre um tratamento bastante específico e há ainda aqueles que buscam um médico de determinada especialidade já com o objetivo de marcar a consulta.
Para que o marketing médico de conteúdo consiga transformar visitantes em pacientes, é preciso investir na estratégia adequada para cada um desses momentos. Deve-se produzir conteúdos diferentes em cada estágio para atender anseios e necessidades específicos.
4 – Publique conteúdo relevante e de fácil compreensão
Um dos principais objetivos do marketing médico de conteúdo é produzir material relevante. No entanto, isso não pode se traduzir em textos pesados, de difícil compreensão para o público em geral.
Na hora de escrever para o seu site, tenha em mente que o seu leitor é um potencial paciente, com pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto abordado. Por isso, procure escrever de maneira leve, informativa, evitando termos complexos e de difícil assimilação.
Lembre-se de que a ideia é que ele conheça mais sobre o tema e reconheça sua clínica como autoridade no assunto. Informar com segurança, mas de maneira acessível, ajuda a conquistar a confiança dos potenciais pacientes e aumentar sua credibilidade no mercado.
5 – Fique atento às regras do CFM para marketing médico através de conteúdo
O marketing de conteúdo para médicos é uma excelente maneira de aumentar sua presença digital, gerar autoridade e atrair novos pacientes. No entanto, você precisa ficar atento para que a sua estratégia não ultrapasse nenhum limite estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
O CFM estabelece normas bem claras para a publicidade médica — aqui mesmo no blog você pode encontrar um post mais detalhado sobre o assunto. De maneira geral, é permitido o uso de blogs e redes sociais para falar sobre a sua área de atuação, desde que as informações veiculadas sejam de caráter educativo.
A ideia é focar em posts que esclareçam sobre como prevenir doenças, destaquem a importância de hábitos saudáveis e prestem serviços de utilidade pública. Por outro lado, divulgar preços, formas de pagamento, fotos de antes e depois de cirurgias e oferecer consultas, diagnósticos e tratamentos online é terminantemente proibido.
Além disso, o marketing médico de conteúdo deve passar longe de expressões que levem o potencial paciente a crer que você é o único especialista em uma determinada técnica ou que detém conhecimento único, como “o melhor”, “o único capacitado” e “o mais eficiente”.
Para poder traçar uma estratégia que traga resultados com segurança e tranquilidade, o ideal é contar com o apoio de uma agência que tenha expertise em marketing de conteúdo para médicos. Isso por que a área tem muitas particularidades no que diz respeito à divulgação de produtos e serviços.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre como fazer marketing médico de conteúdo para clínicas? E você, já trabalha alguns desses conceitos no site da sua clínica ou consultório? Divida conosco sua experiência no campo de comentários, queremos saber mais sobre você!